top of page

CURSOS ONLINE

ESTUDE ONDE E QUANDO DESEJAR

Post carrossel instagram empreendedorismo feminino cinza rosa e laranja (1).png

AUDITORIA NAS OPERAÇÕES LOGÍSTICAS (V)


No Catítulo IV deste tema em abordagem, Auditoria nas Operações Logísticas - PARTE IV, foram enfocadas as Principais Aplicações da Auditoria e os Ambientes da Auditoria de Operações de Gestão

Dando seguimento ao tema proposto, Auditoria nas Operações Logísticas, nesta PARTE V, será compilado o “Check-list” para Auditorias Logísticas (particularmente de CD).


Daí, portanto, o objeto do presente artigo será concluído, no que tange ao tema, acerca de Auditoria nas Operações Logísticas.


Cabe esclarecer que esta PARTE V encerrará artigos envolvendo o tema ora em abordagem. Isso significa dizer que os próximos artigos, após este, tratará de outros temas relacionados à Logística Empresarial e assemelhados.

Como ocorreu nos artigos anteriormente abordados, no presente artigo - Auditoria nas Operações Logísticas - PARTE V – também terão suas descrições de forma sucinta e com a devida objetividade ede forma estritamente didática para mais fácil compreensão. Esta sequência segue uma lógica dentro de informações quando da necessidade da elaboração de uma Auditoria nas Operações Logísticas com a devida efetividade, sendo este item conclusivo acerca do presente tema .


Cabe Rememorar, sempre, que uma Auditoria deverá ser o “ponto de partida” para o início ou sequência de uma efetiva Gestão Empresarial, haja vista que ela (a Auditoria) irá diagnosticar eventuais “pontos falhos” ao longo de sua execução dentro de qualquer organização empresarial.


Lembramos, também, que já foram publicados quatro artigos que abordaram esse tema: Auditoria nas Operações Logísticas.


Isso encerrará o tema abordado totalizando 5 artigos (Artigos I, II, III, IV e V), sendo esta parte V, o último, os quais veem sendo disponibilizados, artigo por artigo, pela Coordenação de Artigos do Minuto Logístico. Basta rever, então, cada um, para sua melhor compreensão sobre Auditoria nas Operações Logísticas, Partes I, II, III, IV e V.


“A Auditoria Logística é uma analise e uma efetivação do planejamento, da execução e do controle das operações logísticas. É uma forma de monitoramento e garantia da realização de forma correta dessas operações”.

E, ainda, refletindo:


“Auditoria, segundo Gil (1996): É função organizacional de revisão, avaliação e todos os momentos/ambientes das organizações” Fonte: XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção- Curitiba – PR, 23 a 25 de outubro de 2002- ENEGEP 2002 ABEPRO 1

“CHECK LIST” PARA AUDITORIA LOGÍSTICA (Exemplo para Centro de Distribuição - CD)


Antes da elaboração de um “check list” (lista de verificação) para a realização de uma Auditoria é preciso definir a Escolha do Método e as Ferramentas de Auditoria, conforme elencadas a seguir como, por exemplo, uma Auditoria para Centros de Distribuição (CD). Definem-se questionamentos essenciais para cada tipo ou forma, transformando-os em ferramentas necessárias à sua realização


ESCOLHA DO MÉTODO E AS FERRAMENTAS DE AUDITORIA – Proposições

1 – Auditoria de projeto

2 – Auditoria do recebimento das obras

3 – Integração à “supply chain”

4 – Auditoria da segurança do Centro de Distribuição

5 – Auditoria da operação

6 – Auditoria do software de gerenciamento do CD (“WMS”*)

7 – Auditoria dos indicadores de controle

8 – Auditoria dos terminais de radiofrequência

9 – Auditoria da identificação automática

10 - Auditoria do acompanhamento dos orçamentos

11 – Auditoria das ações de melhoriase Gerenciamento de

(*WMS = Warehouse Management System=Sistema de Gerenciamento de Armazéns )


1 – AUDITORIA DE PROJETO: Questionamentos

a) Foi efetuada a análise das famílias logísticas ?

b) Como foi efetuado o dimensionamento estático ?

c) Como foi realizado o dimensionamento dinâmico ?

d) Foi considerada a questão da automação ?

e) Foi considerada a noção de disponibilidade ?

f) Foi considerada a noção de evolutividade ?

g) Como foi elaborado o projeto final ?

h) Foi efetuada uma análise de riscos ?


2 – AUDITORIA DO RECEBIMENTO DAS OBRAS - Questionamentos

a) Em que consiste o recebimento ?

b) Como deverá ser efetuado o recebimento dos pisos ?

c) Como foi efetuado o recebimento do porta-páletes ?

d) Como foi efetuado o recebimento do sistema de movimentação automatizada?

e) Como foi efetuado o recebimento do “software” do CD ?

f) Como foi efetuado o recebimento dos sistemas associados ?


3 – INTEGRAÇÃO À “SUPPLY CHAIN” - Questionamentos

a) As entregas foram devidamente organizadas ?

b) Há um controle das características das cargas ?

c) Foi implementada uma política de adequação ?

d) Foi analisada a quantidade de “SKU” ou do conjunto de “SKUs” ?

e) Como são gerados os números de lote ?

f) É utilizada “EDI”* ?

(*EDI = Electronic Data Interchange=Troca Eletrônica de Dados)


4 – AUDITORIA DA SEGURANÇA DO CD - Questionamentos

a) De modo geral, de que forma é tratada a segurança ?

b) Como é garantida a segurança geral do CD ?

c) Como são as condições de segurança dos porta-páletes ?

d) Como é feita a gestão dos materiais perigosos ?

e) Como são tratadas as questões de segurança relacionadas às empilhadeiras ?

f) Quais foram as medidas tomadas em relação aos funcionários do CD ?


5 – AUDITORIA DA OPERAÇÃO - Questionamentos

a) Como é feita a gestão dos funcionários ?

b) Como é a organização geral ?

c) Os equipamentos correspondem às necessidades ?

d) Houve um planejamento em relação aos volumes de varejo ?

e) Qual é o estado de conservação das instalações ?

f) Como é feita a manutenção dos equipamentos ?

g) Qual é a performance geral do CD ?


6 – AUDITORIA DO “SOFTWARE” DE GERENCIAMENTO DO CD - Questionamentos

a) O CD dispõe de um “WMS” ?

b) A base de dados logísticos está completa ?

c) Há funções de programação ?

d) Quais são as funções de inventário ?

e) Como é feito o gerenciamento dos recebimentos ?

f) O “WMS” gerencia a questão da quarentena ?

g) Como é efetuada a entrada no CD ?

h) Como são realizadas as saídas do CD ?

i) Como o “WMS” efetua o gerenciamento da definição dos volumes a acondiciona ?

j) Quais são as funções relativas à expedição ?

k) Como o “WMS” efetua o gerenciamento da rastreabilidade ?

l) O “WMS” efetua o gerenciamento do pool de equipamentos de armazenagem ?

m) Como “WMS” efetua o gerenciamento dos dados de gestão?


7 – AUDITORIA DOS INDICADORES DE CONTROLE - Questionamentos

a) Em que consistem esses dados de gestão ?

b) É feito o acompanhamento de quais indicadores referentes às condições gerais ?

c) É feito o acompanhamento dos indicadores da atividade ? Quais são esses indicadores ?

d) É feito o acompanhamento dos indicadores de

produtividade ? Quais são esses indicadores ?

e) É feito o acompanhamento dos indicadores de qualidade ? Quais são esses indicadores ?

f) Quais são os indicadores de segurança que são objeto de acompanhamento ?


8 – AUDITORIA DOS TERMINAIS DE RADIOFREQUÊNCIA - Questionamentos -

a) O CD é equipado com terminais de radiofrequência ?

b) Quais são as funções executadas pelos terminais ?

Importante: A instalação de terminais de radiofrequência representa um grande avanço na busca da qualidade e da produtividade de um CD


9 – AUDITORIA DA IDENTIFICAÇÃO AUTOMÁTICA - Questionamentos

a) Qual o tipo de utilização da identificação automatizada ?

b) Quais são as funções executadas pelos terminais ?

Importante: A identificação automatizada proporciona vantagens bastante conhecidas em todas as atividades industriais e comerciais. É de extrema rapidez no lançamento de dados e a eliminação de erros é quase total


10 – AUDITORIA DO ACOMPANHAMENTO DOS ORÇAMENTOS - Questionamentos -

a) O CD possui seu próprio orçamento ?

b) Qual a estrutura desse orçamento ?

Importante: Se a atividade logística quer ser reconhecida como uma verdadeira atividade econômica, é fundamental que o CD tenha seu próprio orçamento, o qual deverá ser suficientemente analítico para permitir que seja feito um gerenciamento realmente industrial (empresarial)


11 – AUDITORIA DAS AÇÕES DE MELHORIA - Questionamentos

a) Há uma atualização em relação aos conhecimentos técnicos do setor ?

b) Há referências teóricas disponíveis ?

c) Participa-se de eventos do setor ?

d) Há a participação em comunidades de práticas do setor ?

e) São feitas visitas a outros Centros de Distribuição (CD) ?

f) Aplica-se o benckmarking* ?

g) As auditorias são feitas com regularidade ?

h) O que é feito em relação ao treinamento dos funcionários ?

i) Há um plano de melhoria contínua ?

j) Há uma “caixinha” de ideias ?

k) Quais são os ganhos de produtividade obtidos ?

l) Houve melhoria da qualidade ?

(*Benckmarking= processo de estudo de concorrência)


CONCLUSÃO


Este artigo – “Check-list” para Auditorias Logísticas (particularmente de CD) - conclui, de forma sintética, o tema Auditoria nas Operações Logísticas, tema este resumido em cinco Capítulos (I, II, III, IV e V), cujos artigos foram divulgados no Portal Minuto Logístico.


Os artigos publicados, abordando Auditorias nas Operações Logísticas (Capítulos I, II, III, IV e V) poderão auxiliar sobremaneira àqueles que carecem elaborar a melhor forma para o “ponto de partida” de uma nova gestão Empresarial concernente à Logística Empresarial Integrada.

Nos cinco Capítulos descritos sobre o tema, descrevemos a Parte Conceitual, os Fundamentos da Auditoria, a Relação Custo x Benefício da Auditoria; Tipos Básicos de Auditoria; Profundidade da Auditoria; Escopo da Auditoria; Principais Funções nas Operações Logísticas; Seleção de Modelos de Auditoria; Principais Aplicações da Auditoria; Ambientes da Auditoria de Operações de Gestão; “Check-list” para Auditorias Logísticas (particularmente de CD).


Colaboração: Prof. Luiz Geraldo de Souza Moura


Os artigos de colunistas são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da equipe do portal Minuto Logístico.



Professor Universitário há 34 anos, ex-membro da Comissão de Logística do Conselho Regional de Administração (CRA/RJ) e de Núcleos Docentes Estruturante (NDE) em Curso Superior de Tecnologia em Logística e em Administração. Administrador de Empresas; Pós-Graduado (“Lato-Sensu”) em Administração e Gerência Empresarial; Bacharel em Ciências Administrativas (Administração de Empresas) e em Ciências Jurídicas (Direito); Consultor Empresarial nas áreas de Administração de Material e Patrimônio; Administração de Produção e Logística Empresarial Integrada (Supply Chain Management); Direito Societário; Logística Empresatial; Meio Ambiente (Auditoria Ambiental, Educação Ambiental, Legislação Ambiental e Sistema de Gestão Ambiental-SGA). Palestrante convidado em eventos Universitários e Empresariais. Ex-funcionário da PETROBRÁS (De 1963 a 1992) (Aposentado), lotado na Administração Central, Serviço de Material, tendo atuado como Assessor, Instrutor e Inspetor (Auditor) na Área de Administração de Material.




Se você deseja aprimorar sua competências como LIDER e, desenvolver times de alta performance, gostaria de convidá-los a conhecer e se inscrever em nossos CURSOS.





Comments


Assine nossa newsletter 

Obrigado por se inscrever.

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube
bottom of page