João era um dos melhores conferentes do nosso time. Sempre zeloso com seu trabalho, assiduidade top, produtividade e assertividade sempre entre as melhores.
Quando concluía suas atividades, sempre buscava aprender algo novo e, recentemente tinha retomado seus estudos.
Um belo dia, precisamos de um novo líder para um dos times da expedição do 2o turno e, João parecia ser a escolha ideal, pois reunia muitas competências importantes.
Conversei com outros líderes do time e, eles também entenderam que João era a pessoa indicada. Chamei João para uma conversa junto com alguns líderes do turno e, explique a ele o cenário, o que era esperado daquela nova equipe e que estávamos felizes por entender que ele poderia liderar o time.
João ficou emocionado, agradeceu a todos pela oportunidade e disse que iria se empenhar ao máximo.
Escolhi Adolpho um líder mais experiente para "apadrinhar" João, pois eles iriam trabalhar no mesmo turno.
Passado alguns dias, Adolpho me chamou e disse que estava preocupado pois João não estava conseguindo dar conta do recado.
Dei uma olhada nos relatórios e percebi que alguns indicadores diários estavam abaixo do desejado.
Pedi a Adolpho que conversasse com João, procurando identificar onde ele poderia ser auxiliado. Passados mais alguns dias, Adolpho me chamou novamente: Me disse que o problema é que João gastava muito de seu tempo conferindo cargas especificas.
Como assim Adolpho?
Isso mesmo Meirim, quando alguém do time de João tem uma dúvida sobre qual a melhor forma de conferir algum tipo de carga, ele pega aquela situação para si e a realiza. Muitas vezes (na grande maioria) ele está tão preocupado em fazer a conferência, que não consegue explicar para o time como ele fez. E ai, grande parte do tempo de João é realizando atividades que a equipe dele deveria estar fazendo. Com isso as atividades de líder ficam colocadas em segundo plano.
Adolpho completou dizendo que já havia conversado com João sobre isso mas ele dizia que o serviço estava sempre corrido e, como ele tinha grande experiência naquela atividade, ele entendia que se ele mesmo fizesse a atividade seria muito mais rápido do que se ele tivesse que parar para explicar a alguém do time como fazer.
Respondi a Adolpho, que infelizmente já tinha visto outras vezes. E que, precisaríamos ajudar João a se DESAPEGAR de sua atividade anterior.
Chamamos João para um papo e mostramos a ele a importância da experiência dele para a empresa e para o time. Mas, que esta experiência precisaria ser passada para o time e, isto somente poderia ocorrer se ele fosse se DESAPEGANDO da sua atividade anterior.
Mostramos a ele, que nosso objetivo quando o convidamos para LIDERAR aquele novo time era que ele, conseguisse replicar seus conhecimentos para todos os integrantes e que também adquirisse novas competências e habilidades.
Identificamos que precisaríamos ajudar a se DESAPEGAR e ao mesmo tempo mostrar a ele, novas competências e habilidades que um LÍDER precisa desenvolver.
Refizemos a escala da semana seguinte e, pedimos a João que acompanhasse Adolpho em seu dia a dia a frente de seu time.
Após este breve estágio, conversamos com João novamente e percebemos que ele passou a ter uma nova dimensão de sua nova atividade como LÍDER e, entendeu que era importante se desapegar de sua atividade anterior (conferente);
Volta e meia, encontrava João conferindo uma carga especial, mas desta vez ao lado de um membro de sua equipe, procurando mostrar a ele como fazer.
Se você deseja aprimorar sua competências como LIDER e, desenvolver times de alta performance, gostaria de convidá-los a conhecer e se inscrever em nossos CURSOS.
Quer ficar por dentro de tudo acontecer por aqui?
Clique no botão “Assinar” assim você passará a receber todas as edições da Newsletter (o botão fica no topo da tela, à direita)
Marque nos comentários profissionais que poderão fazer bom uso deste conteúdo
Compartilhe essa Newsletter assim você poderá ajudar outras pessoas que também querem se tornar líderes logísticos.
Colabore trazendo temas sobre liderança para nossas próximas edições
Nos siga lá no canais do @minutologistico
Um forte abraço, fiquem bem e, até as próximas edições da News Liderança Logística.😊
🚀 Quem sou eu?
Meu propósito é contribuir na formação de líderes !!
Compartilho o aprendizado e as experiências, vividas durante minha jornada executiva, onde tenho a oportunidade de liderar equipes e projetos, no Brasil e no Exterior.
Sou educador em diversas instituições de ensino e empresas, tanto nos modelos presenciais como à distância, sempre usando metodologias ativas onde compartilho aspectos teóricos e experiências práticas.
Como Mentor de carreira e Conselheiro de LogTechs, tenho o grande prazer em contribuir com o desenvolvimento de pessoas e, o desenvolvimento de seus negócios
Comments