![](https://static.wixstatic.com/media/11062b_4c8b9f1823c24ed88bb849f379178bd2~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/11062b_4c8b9f1823c24ed88bb849f379178bd2~mv2.jpg)
Costumamos considerar “disciplina” como algo conservador, atrelado à ideia de controle e rigidez, comumente relacionada aos ambientes escolar e militar, mas é uma condição importante na vida pessoal e no mundo do trabalho.
Eu passei por uma rápida formação militar para atuar na Marinha do Brasil e vivenciei no curso de oficiais temporários muito do que já havia aprendido em casa! Felizmente eu já seguia uma lógica disciplinada na vida (pessoal, acadêmica e profissional) e fui consolidando a percepção de ser a disciplina um exercício diário extremamente necessário!
No site (blog) https://blog.portalpos.com.br encontramos um texto intitulado: “Disciplina profissional: o que significa e como desenvolvê-la?”, no qual há a seguinte afirmação:
"A disciplina profissional também é uma habilidade que permite reconhecer seus pontos fortes e fracos e superar desafios. Quando você a desenvolve, torna-se capaz de focar intencionalmente em um propósito que te ajudará a ser melhor. Algumas das características das pessoas que costumam ter disciplina profissional são a motivação, a ambição, o senso de direcionamento e a responsabilidade".
As pessoas são diferentes e, claro, têm diferentes métodos de organização pessoal, incluindo a organização do tempo. Além disso, sabemos que existem variadas formas de planejamento. Algumas pessoas registram a sua programação diária, semanal ou mensal em caderninhos, outras utilizam ferramentas digitais (por exemplo, o Planner ou o Trello) e várias pessoas acabam confiando na memória, mas com o passar dos anos vamos deixando de confiar no planejamento mental.
Na verdade, o hábito de organizar as tarefas com registro escrito pode ajudar sempre, independentemente da idade e do funcionamento da memória. As tarefas precisam ser registradas para melhor organização do tempo. Afinal, há dias em que as demandas inesperadas atropelam o nosso planejamento e precisamos retomar a previsão inicial para reorganizar os afazeres sem deixar de lado algo urgente.
Saber distinguir o que é necessário e o que é urgente no momento do planejamento é uma condição importante na rotina corporativa (até mesmo na rotina doméstica, pois muitas vezes nos pegamos abandonando uma tarefa para preparar o almoço ou jantar devido o adiantado da hora)!
No período em que estive na Escola Superior de Guerra (ESG) precisava seguir as regras (e até a voga do comandante). Precisava atentar para a cor do esmalte (cores vibrantes não eram bem vistas), altura do corte de cabelo (para usar solto, os cabelos não poderiam encostar na gola), sapatos engraxados, meia calça, uniforme limpo e bem passado, fivela do cinto reluzente, não usar guarda-chuva nunca (apenas a capa era permitida e precisava ser a capa de chuva do uniforme), todas as insígnias devidamente posicionadas para identificação do quadro profissional e do posto militar (eu fui primeiro tenente durante alguns anos).
Cabe um parágrafo para um relato pessoal mais detalhado: eu tinha muita dificuldade para prender o cabelo e fazer o coque impecável, o que me levou a buscar a outra possibilidade: cortar o cabelo curto, de forma a não encostar na gola da blusa do uniforme, precisando manter na altura permitida e cortando regularmente. Entendia que era a decisão mais acertada em alguns momentos, em outros (quando o cabelo crescia e não queria cortar) fazia o coque com muitos grampos e gel!
Enfim, eu sabia que os pilares do militarismo eram hierarquia e disciplina. Eu me inscrevi por livre e espontânea vontade para ingressar nas forças armadas e atuar na condição de militar temporariamente. Se não concordasse com as premissas, me cabia "pedir para sair"!
Sabemos que nem sempre é uma decisão fácil, pois a necessidade do emprego/salário muitas vezes ocupa a centralidade das nossas decisões, mas se precisamos permanecer em uma instituição, devemos entender e respeitar as regras! Podemos até questionar, de forma habilidosa, ou discordar sem entrar em rota de colisão e exposição pessoal desnecessária, mas sempre com a consciência que existe a possibilidade de buscar outra oportunidade.
O respeito à hierarquia no ambiente militar é condição sine qua non para o trabalho diário. No ambiente corporativo precisamos atentar da mesma forma para a “cadeia de comando”, não apenas para obedecer, mas para seguir um fluxo mais coerente e organizado nas tratativas, ações e decisões. Quando entendemos a estrutura organizacional de uma empresa fica mais fácil atuar.
Outro aspecto muito relevante é a questão do foco! É preciso manter o foco para realizar as tarefas de forma atenta e responsável para as entregas satisfatórias. Atualmente o celular tem sido o grande vilão para roubar a nossa concentração. As redes sociais são convidativas com tantos 'memes' engraçados, fotos, vídeos, notícias, fofocas, além das mensagens de whatsapp que muitas vezes nada tem a ver com o trabalho e tiram a nossa atenção durante minutos, quiçá horas!
É preciso ter disciplina e evitar o acesso às redes sociais durante o expediente para não comprometer a concentração e produtividade. Afinal, ficar monitorando as curtidas e comentários em uma foto postada pode atrapalhar e muito o foco no trabalho! Após o expediente podemos fazer tudo isso e navegar na internet como desejamos, mas no horário de trabalho é esperado o comportamento profissional mais focado, com empenho e responsabilidade.
Para finalizar, abordarei dois aspectos muito importantes no que tange à disciplina no ambiente de trabalho: o cumprimento do horário (expediente) e o cumprimento dos prazos para as entregas programadas! Ter o compromisso com os horários diários e prazos de entregas representa bem o perfil de um profissional disciplinado! Nem sempre é possível, pois as adversidades da vida pessoal, muitas vezes até os imprevistos no trânsito, podem comprometer a nossa postura disciplinada, mas tais situações são pontuais e esporádicas, acontecendo em alguns momentos.
É complicado quando a rotina do colaborador se torna uma rotina de chegar atrasado, demorar mais de uma hora para retornar do almoço e não cumprir os prazos de entrega. Essa realidade certamente comprometerá o fluxo de trabalho de um setor/equipe, pois alguém ficará sobrecarregado e alguns processos podem ficar comprometidos.
A partir de tudo que foi exposto acima, percebemos que a disciplina é importante e necessária para as nossas conquistas (por exemplo, manter o emprego). Se temos metas, mesmo que seja perder peso ou comprar um carro novo, precisamos ter planejamento, organização, empenho e disciplina no cotidiano.
No site https://www.google.com/amp/s/www.catho.com.br/carreira-sucesso/colunistas/convidados/falando-de-disciplina, há uma reflexão bastante interessante que compartilharei abaixo:
"Pessoas de sucesso costumam utilizar algum método para conseguir o que desejam. O tempo dedicado à realização de um objetivo é na verdade um esforço contínuo que caracteriza as pessoas disciplinadas. Para conquistar o que se deseja é preciso fazer alguma atividade rotineiramente, fazer um pouquinho todo dia. Isso é ser disciplinado e vale tanto na área profissional quanto na vida pessoal".
Pretendo com esse texto fazer um convite à reflexão e, quem sabe, à mudança de comportamento no trabalho, na escola/universidade e na vida! Afinal, não podemos esquecer das preciosas contribuições do Jerônimo Mendes ao dizer que “a mente disciplinada é de longe a que mais produz resultados positivos na vida pessoal e profissional do ser humano. Está mais do que provado que, para a maioria das pessoas, a mente disciplinada é a única capaz de superar a inteligência. Sem disciplina, nem mesmo a mente inteligente consegue sobreviver por muito tempo”. (www.jeronimomendes.com.br).
Os artigos de colunistas são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da equipe do portal Minuto Logístico.
![](https://static.wixstatic.com/media/0fea9b_9388fad716484bd38c5e213c3b12655d~mv2.png/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/0fea9b_9388fad716484bd38c5e213c3b12655d~mv2.png)
Pedagoga, mestre em educação pela UFF e professora do ensino superior desde 1999 em universidades públicas (UFRJ e UERJ) e privadas (FAMATh, UCAM, UNIVERSO entre outras).
Atualmente atua como coordenadora pedagógica e acadêmica na Faculdade de Tecnologia Senac Rio, desde 2016.
Comments