top of page

CURSOS ONLINE

ESTUDE ONDE E QUANDO DESEJAR

Post carrossel instagram empreendedorismo feminino cinza rosa e laranja (1).png

Entregas à pé e de bicicleta.




Agilizando as entregas de pequenos volumes com a adoção de entregas à pé e de bicicleta.


Com o aprofundamento da crise de mobilidade nas grandes cidades, problemas decorrentes dos congestionamentos urbanos cada vez maiores e medidas para conter a emissão de gases do efeito estufa, técnicos, acadêmicos e organizações governamentais ou não estão se organizando para reduzir os impactos da poluição do ar, sonora e visual.


Atualmente existem inúmeras categorias de serviços que podem usufruir da adoção das bicicletas ou entregas à pé como forma de contribuição para esse esforço, como serviços postais, entregas de pequenos volumes, restaurantes, farmácias, lojas, pet shops, profissionais autônomos como carpinteiros, encanadores, entre outros.


Nem sempre a adoção de medidas sofisticadas e tecnológicas está acessível aos empresários, logo, identificar soluções que possam diminuir o impacto nos custos, no trânsito, redução do número de veículos fazendo entregas e deslocamentos desnecessários, deve ser pensada.


Em 1990 a Expresso Harmonia, uma transportadora no Rio de Janeiro, precisava realizar entregas de pequenos volumes em diversas regiões da cidade e para isso utilizou uma van (VW Kombi), para oito passageiros mais o motorista, que levava na mala uma bicicleta dobrável.

A van utilizava rotas pré-definidas, deixando os entregadores com mochilas e as entregas pelo caminho, ao final do dia eles seguiam de onde estivessem para casa, retornando para a empresa no dia seguinte, para mais uma rodada de entregas. Isso permitia que veículo seguisse fazendo os desembarques, evitando aguardar cada entrega, os entregadores tinham tempo para realizarem as entregas e os deslocamentos até o próximo endereço.


Dentre as rotas de entregas, aquela apresentasse os endereços mais distantes, seria realizada com a bicicleta dobrável, a última rota de entregas era feita pelo motorista, no caminho do retorno à base. Isso permitia a realização de aproximadamente 580 entregas por dia.


Em um momento onde as entregas são muito demandadas, principalmente pelo e-commerce, o exemplo poderá ser útil em diversas situações.


Os artigos de colunistas são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da equipe do portal Minuto Logístico.





Professor, consultor, empresário e pesquisador em cadeias de suprimentos e mobilidade urbana sustentável.











Se você deseja aprimorar sua competências como LIDER e, desenvolver times de alta performance, gostaria de convidá-los a conhecer e se inscrever em nossos CURSOS.


コメント


Assine nossa newsletter 

Obrigado por se inscrever.

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube
bottom of page