![](https://static.wixstatic.com/media/0fea9b_126425a203e14e928ced887c8ba08e01~mv2.png/v1/fill/w_49,h_49,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/0fea9b_126425a203e14e928ced887c8ba08e01~mv2.png)
Olá amigos e amigas do fantástico mundo da logística !!
Vocês acham que existe relação entre Logística & Carnaval?
Bem, primeiramente vamos analisar a questão do deslocamento das pessoas que, procurando aproveitar o feriadão, colocam seus carros na rua lotando as rodovias, lotam as rodoviárias (fazendo com que as empresas de ônibus coloquem um número de veículos extras), lotam aeroportos, hotéis, pousadas, bares… restaurantes….
Bem, sabemos que muitas vezes, devido ao grande fluxo de pessoas (olha a logística ai gente…) que se destina ao mesmo local (praia, sambódromo, hotel, rodoviária…) temos alguns problemas pois a infraestrutura de grande parte dos locais não está preparada para este grande fluxo simultâneo.
Logo, encaramos filas, engarrafamentos, atrasos, falta de alguns produtos e serviços e outras coisas.
Fiquei então pensando, e como estes problemas poderiam ser minimizados?
As empresas já não sabem que todos os anos nesta época o fluxo de pessoas aumenta? É realmente sabem, mas muitas vezes e algumas até tentam minimizar as grandes concentrações que é um dos grandes causadores de parte dos problemas.
Bem, sabemos que escrever é muito mais simples do que fazer não é mesmo? Mas, fiquei pensando em um outro grande evento que é, aqui no Rio de Janeiro, a passagem de ano em Copacabana.
São 2 milhões de pessoas que se dirigem a praia para ver os fogos, pular as ondas… e fazer seus pedidos e agradecimentos.
O fluxo de pessoas é bastante grande, mas o Metro buscou uma alternativa para minimizar a “concentração”. Como ele fez isso? Colocando bilhetes com horários pré-estabelecidos, ou seja, você compra o seu bilhete e só pode embarcar na sua janela de horário.
Será que as empresas de pedágio não poderiam pensar em uma solução deste tipo?
Quem sabe se houvesse preço diferenciado por horário, ou compra de ingresso antecipado em locais públicos não desafogaríamos o gargalo que é a praça de pedágio das principais rodovias?
Ah.. em tempo, aqui no RJ, já existe cobrança diferenciada de pedágio na rodovia que liga a cidade a região dos lagos (muito procurada nos grandes feriados). No entanto, existe uma tarifa para dias de semana e outra para finais de semana e feriados. Logo a concentração continua…..
Outro aspecto logístico que me ocorre é com relação as empresas que tem seu consumo aumentado na época de grandes feriados como o do carnaval.
O aumento de consumo de cerveja, refrigerante, carne, carvão .. aumenta bastante.
Como as empresas que produzem e comercializam estes produtos conseguem suprir esta demanda?
A resposta é claro, com uma previsão de vendas acurada e o uso de estoques reguladores. Se a previsão furar, pode ocorrer falta de produto para o consumo (o que venda perdida e prejuízo certo) ou pode ocorrer encalhe de produto gerando então excesso de estoque também é prejuízo certo.
Logo Logística e Carnaval estão ligadas..
Bem, o outro aspecto logístico que fiquei pensando sobre o Carnaval é bem mais alegre !!! Já imaginaram como é a cadeia de suprimentos de uma escola de samba??
Primeiro o carnavalesco pesquisa e define um enredo, busca matérias primas (informações, materiais da época, materiais para confecção de carros alegóricos, fantasias…), fornecedores, forma equipe para produzir o samba (que tem que falar sobre o enredo), forma equipe para produzir fantasias, alegorias, carros alegóricos…. isso dura o ano inteiro e tudo que é produzido deve ser armazenado de forma adequada (inclusive guardando segredo que como dizem é a alma do negócio).
Chegando o grande dia, é hora da equipe da distribuição entrar em ação. Entregar a fantasias e alegorias certa para os componentes e o que acho mais desafiador… transportar os grandiosos carros alegóricos até o ponto do desfile.
Só para termos uma ideia, existem este ano carros alegóricos de mais de 10 m, quando sabemos que nossas fiações não alcançam nem de perto esta altura.
Logo, a equipe logística entra em ação e faz carros desmontáveis que ao chegar a avenida tem suas partes acopladas e se transformam em um grande carro !!
Ufa.. acho que o gerente de logística de uma escola de samba (acabei de criar este cargo) deve ter muito trabalho mesmo !!
E no final quando todos pensam que acabou ele (Gerente de Logística da Escola de Samba – GLES) ainda tem que se preocupar com a Logística Reversa, pois se a escola for campeão ou estiver nos primeiros lugares toda a operação logística realizada para o primeiro desfile vai se repetir no próximo final de semana no desfile das campeãs.
Como vimos Logística & Carnaval tem muitos pontos em comum !!!
Escrevi este texto em Fev 2009, mas ao reler o mesmo, vi que o mesmo encontra-se super atual.
No meu livro digital "JORNADA da LIDERANÇA", trago diversas experiências que vivenciei como líder.
Agora, me conta:
Você entende que existe relação entre Logística & Carnaval?
Ficou com dúvidas? Fica tranquilo. Escreva elas aqui nos comentários que eu vou ter o maior prazer em tentar te ajudar.
Se você deseja aprimorar sua competências como LIDER e, desenvolver times de alta performance, gostaria de convidá-los a conhecer e se inscrever em nossos CURSOS.
🚀 Quem sou eu ?
![](https://static.wixstatic.com/media/0fea9b_f7ab72d567bf434eb93fb694f02dab50~mv2.jpg/v1/fill/w_144,h_36,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/0fea9b_f7ab72d567bf434eb93fb694f02dab50~mv2.jpg)
Meu propósito é contribuir na formação de líderes !!
Sou um eterno aprendiz e, compartilho o aprendizado e as experiências, vividas durante minha jornada executiva, onde tenho a oportunidade de liderar equipes e projetos, no Brasil e no Exterior.
Sou Palestrante, Escritor e Educador em diversas instituições de ensino e empresas, tanto nos modelos presenciais como à distância, sempre usando metodologias ativas onde compartilho aspectos teóricos e experiências práticas.
Como Mentor de carreira e Conselheiro Consultivo, tenho o grande prazer em contribuir com o desenvolvimento de pessoas e, o desenvolvimento de seus negócios.