![](https://static.wixstatic.com/media/0fea9b_e4078d9c257e442fab8a82abc6f600c0~mv2.png/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/0fea9b_e4078d9c257e442fab8a82abc6f600c0~mv2.png)
Atingimos 8 bilhões de seres humanos nesta semana (14 de novembro), um número que além de um marco demonstra o grande desafio que temos pela frente. Atualmente, não conseguimos repor os recursos que retiramos do nosso planeta e, com cada vez mais gente, este desafio fica mais complexo de ser administrado e coloca em risco a nossa existência neste planeta.
A COP 27 traz propostas desafiadoras neste sentido. Cortar a pegada de carbono e gases de efeito estufa em 50% até 2030 e reduzir esta pegada em 100% até o ano de 2050.
Atingir tais objetivos será impossível sem o trabalho conjunto de governos, sociedade civil organizada e, especialmente, as empresas. As empresas movimentam grande parte da atividade econômica e são grandes consumidores de recursos, assim, elas que podem dar grande contribuição neste processo.
A World Resource Institute (WRI) e o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) criaram uma maneira interessante de auxiliar as empresas neste processo com a consolidação do GHG Protocol. Ele classifica as emissões e permite uma melhor gestão do trabalho de sustentabilidade ligado a redução de emissões de gases.
Diversas empresas como Copel, Petrobras, Samarco, Banrisul, Hyundai, entre outras, aderiram ao Programa Brasileiro e esta pode ser uma oportunidade da sua empresa compreender melhor e fazer parte deste processo.
O GHG Protocol é dividido em três escopos, sendo os dois primeiro obrigatórios e o terceiro voluntário. O Escopo 1 diz respeito a emissões de gases que são liberados pelas atividades operacionais da própria empresa, são gases das atividades industriais, queima de combustível, utilização de combustíveis para movimentação de frota, estão inseridas neste escopo.
O Escopo 2 diz respeito as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera a partir do consumo de eletricidade, vapor, aquecimento e refrigeração. O Escopo 3 é mais amplo e trabalha todas as emissões indiretamente causadas pela empresa, ou seja, são as emissões provenientes da cadeia de suprimentos da organização que precisam ser trabalhados e monitorados junto a fornecedores, parceiros de negócios, entre outros.
Há grande interrelação entre os escopos, mas fica claro um grande desafio para as empresas de avançar com iniciativas relacionadas ao Escopo 3 e trabalhar não só a sua atividade operacional, mas todas as ações relacionadas à cadeia de suprimentos. Neste sentido, algumas ações podem ser interessantes de serem incorporadas, tais como:
Avaliar onde estão os pontos mais sensíveis para emissão de gases de efeito estufa em sua cadeia de suprimentos e de distribuição;
Identificar riscos de recursos e energia nos fornecedores e parceiros de negócios;
Identificar quais fornecedores são líderes e quais são os retardatários em termos de desempenho de sustentabilidade;
Identificar oportunidades de eficiência energética e redução de custos em sua cadeia de suprimentos;
Elaborar estratégias de desenvolvimento de fornecedores e parceiros para a implementação de iniciativas de sustentabilidade;
Auxiliar fornecedores e parceiros na adoção de energias renováveis;
Trabalhar junto aos parceiros e fornecedores no design de produtos e serviços para minimização dos impactos ambientais;
Adaptar processo de homologação e qualificação de fornecedores considerando critérios de sustentabilidade.
Inserir na avaliação de fornecedores critérios de sustentabilidade.
O caminho é longo e o desafio é grande, mas toda revolução começou com pequenas iniciativas que foram evoluindo para gerar seus resultados.
Assim, tenho certeza que trabalhando juntos poderemos evoluir para atingir os objetivos que promoverão um futuro próspero para toda a nossa sociedade por meio de uma cadeia de suprimentos mais limpa.
Para mais informações:
Os artigos de colunistas são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da equipe do portal Minuto Logístico.
![](https://static.wixstatic.com/media/0fea9b_644e3fbef2bc48fa9c93d5c6a57b379e~mv2.png/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/0fea9b_644e3fbef2bc48fa9c93d5c6a57b379e~mv2.png)
Empreendedor, Consultor, Professor, Especialista em estratégias de suprimentos.
Sócio da Cadarn Consultoria e da Nohau Escola
Comments